top of page

Sofri Golpe do Pix e não recebi meu dinheiro de volta. E agora?

  • Foto do escritor: Matheus Zucchetto
    Matheus Zucchetto
  • 29 de abr. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 23 de mai. de 2024




O Pix é um método muito prático e que já se tornou realidade nas nossas vidas, mas ele também traz alguns riscos de golpe.


Caso você tenha sido vítima do Golpe do Pix, lembre-se que pode iniciar um processo para recuperar o dinheiro com o Mecanismo Especial de Devolução, o MED.


Depois de uma transação, você tem até 80 dias para reclamar junto ao banco em caso de fraude - já com um boletim de ocorrência registrado. Depois disso, o banco bloqueia o valor na conta do recebedor e analisa o caso em até sete dias. Se confirmada a fraude, o dinheiro volta para sua conta em até 96 horas.


Mas o problema é que, em alguns casos, o golpista recebe o dinheiro e faz o saque antes da contestação e do bloqueio do valor. Assim que isso acontece, o banco não tem mais o valor disponível.


A questão é que o MED informa que o banco não é obrigado a usar recursos próprios para devolver o valor solicitado, mesmo em casos de fraude. Por isso, é comum que golpes acabem sem a devolução do dinheiro.


Em casos assim, você precisa buscar o auxílio de uma advogada especializada. A Justiça analisa se houve ou não falha na prestação de serviços do banco e, caso ela seja confirmada, ele vai ser responsabilizado pela fraude.


Fonte: Migalhas

Comments


bottom of page