Dia dos Pais: os principais direitos da paternidade
- Vanessa Caminaga
- 12 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Em 11 de agosto, comemoramos o Dia dos Pais. E é importante aproveitar a data para relembrar os direitos que os pais têm na criação dos filhos.

1 - Licença-Paternidade.
É o benefício concedido ao trabalhador pelo nascimento ou adoção de filhos nos termos da legislação vigente.
Atualmente, a licença permitida por Lei é de apenas cinco dias, mas existem discussões que podem elevar a quantidade para 75 dias - sempre de forma remunerada e para pais de filhos biológicos ou adotados.
Servidores públicos e funcionários de empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã têm o período de licença ampliado para 20 dias.
2 - Guarda Compartilhada.
É o instituto do Direito de família que propõe o compartilhamento igual entre os pais separados (ou solteiros) da convivência e de todas as responsabilidades relacionadas à vida da criança.
Ambos são considerados guardiães da criança, em contraposição à guarda unilateral, que delega claramente o papel de guardião para apenas um dos pais e concede ao outro o mero direito de visitação.
3 - Direito de Convivência.
O pai ou a mãe, em cuja guarda não estejam os filhos, poderá visitá-los e tê-los em sua companhia, segundo o que acordar com o outro cônjuge, ou for fixado pelo juiz, bem como fiscalizar sua manutenção e educação.
Fonte: JusBrasil
Comentários