O que é o Golpe do Pix errado?
- Vanessa Caminaga
- 15 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
Golpistas que se aproveitam do Pix continuam se aproveitando de formas para levar vantagem sobre as pessoas. Agora, precisamos prestar atenção no Golpe do Pix Errado.

O primeiro passo dado pelos fraudadores é fazer uma transferência para a conta da potencial vítima. Depois da transferência, o golpista entra em contato com a pessoa pelo telefone.
Em seguida, o criminoso tenta convencer a vítima de que fez a transferência por engano e pede a devolução do valor. Quando a vítima se convence e decide fazer um Pix para a conta indicada como forma de devolver o dinheiro, ela caiu no golpe.
O prejuízo acontece porque o golpista se utiliza de um mecanismo criado justamente para coibir golpes, o Mecanismo Especial de Devolução (Med).
O mecanismo foi criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes. Os criminosos acionam o procedimento, alegando que foram enganados pela pessoa que, na verdade, é a vítima.
Quando os bancos percebem que a vítima verdadeira recebeu o valor e logo em seguida transferiu para uma terceira conta, entendem essa triangulação como típica de um golpe.
Então, ocorre a retirada forçada do dinheiro do saldo da pessoa enganada. Ou seja: o golpista, que já tinha recebido o dinheiro de volta voluntariamente, consegue mais uma devolução.
Uma vez constatado que caiu no golpe, a pessoa pode também acionar o mecanismo de devolução. Mas conta que recebeu o dinheiro transferido por “boa fé” pode já estar zerada, sem saldo para restituir o prejuízo.
Fonte: Agência Brasil
Commenti